CRISE !

Você realmente acredita?

Vivemos acuados ultimamente por causa da famosa “CRISE”.

Tudo o que acontece ou não acontece é por causa da crise. Ora, será mesmo que existe a crise, principalmente a financeira?

Observe que, os shoppings estão sempre lotados, os restaurantes com filas de espera enormes também.

 

Se algum anúncio de aumento de combustível surgir na mídia, o povo sai correndo para abastecer os carros e economizando migalhas. Se surgir um boato de falta de algum alimento, o povo sai correndo para abastecer seus estoques. As concessionárias de veículos vendendo como nunca e o povo se enganando com os descontos de IPVA, etc. O correto seria boicotar esses abusos e brigar pelo justo.

 

Muito desemprego, culpa da crise? Ou culpa de quem só quer ganhar e pagar misérias de salários ao trabalhadores ou não pagar pelo trabalho justo?

 

VIVEMOS NUM PAÍS DE CONSUMISMO. COMPRAMOS PARA ESTOCAR E NÃO PELA NECESSIDADE REAL.

 

Agora a CRISE MORAL, sim ela existe, explico:

 

Deus virou sinônimo de dinheiro, arrecadações faraônicas. Cérebro da mídia é uma rede de televisão. Felicidade é sinônimo de cerveja. Idolatrar a Pátria resume-se a seleção de futebol; Cultura é sinônimo de “bumbum”. Amizade resume-se a redes sociais. Sabedoria é sinônimo de lixo. Trabalho ainda é escravidão, os donos ricos cada vez mais e os funcionários se encaminhando para mísera aposentadoria. Honestidade é ser otário. Romantismo sinônimo de bens materiais, dinheiro. Herói somente um jogador de futebol que na maioria das vezes nem falar e se expressar sabe, mas diz “é nóis”. Democracia é sinônimo de libertinagem.

Photo by Cristian Newman on Unsplash

AS DEMISSÕES EM MONENTOS INOPORTUNOS QUE ACABAM COM O NATAL E FINAL DE ANO DE QUALQUER UM.

Muitas Organizações escolhem o mês de Dezembro, praticamente há segunda quinzena para efetuar a famosa “redução de quadro de funcionários”, que mentira deslavada.

Não bastasse a temível demissão, o desemprego acaba com o clima do seu Natal e Final de Ano.

 

Muitas vezes os acertos rescisórios e/ou homologações acabam sendo concretizados somente no próximo ano.

 

Descaradamente no início do ano vindouro, aparecem novos colaboradores em seus quadros funcionais, ora o motivo justificado não era redução de quadro? Porque novas contratações?

 

Infelizmente passamos por período em que o responsável pela execução das dispensas e acertos, chamado Recursos Humanos, é totalmente conivente com essa prática tão desleal.

 

Muitos colaboradores que deram de si muitos e muitos anos nas Organizações, são dispensados por telegramas. Nem caráter em chamá-lo para realmente dizer a realidade dos fatos, esse RH o faz.

 

No momento da contratação tudo é muito lindo e maravilhoso, mas no ato da dispensa, jogam-se muitos e muitos ótimos profissionais no lixo, como se não valessem nada e nada tenham feito para contribuir com o engrandecimento das Organizações.

 

Uma vergonha explicita em todos os sentidos, uma falta de respeito com o Ser Humano.

 

Por isso digo sempre, uma pessoa ao se candidatar a qualquer oportunidade de emprego, essa tem que lembrar de que não somente a Empresa a admite, mas também que ela admite a Empresa.

 

Procure saber das práticas adotadas pelas Organizações antes de aceitar a vaga, isso vai lhes ajudar a minimizar esse trauma tão inoportuno que a hipocrisia de certas Organizações possa lhe causar no futuro. Seja Profissional, mesmo que eles não sejam.

Photo by Craig Whitehead on Unsplash

EMPREENDEDORISMO

Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

 

Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.

 

Caso, como empreendedor faça com que seus parceiros e colaboradores, sejam pessoas do bem e façam o bem também. De condições de trabalho, não exija escravidão profissional onde só você seja beneficiado, exija respeito, companheirismo e realize em que puder os sonhos de outrem.

 

Alguém que empreende acredita no seu potencial, apresenta capacidade de liderança e consegue facilmente trabalhar em equipe.

 

Além disso, o empreendedor sabe que um fracasso é apenas uma oportunidade de aprender e ser melhor, e não se deixa abalar com isso.

RECURSOS HUMANOS

O Papel dos Recursos Humanos e o sistema profissional de atuação na atualidade.

 

O fato é que os profissionais da área de Recursos Humanos são sim agentes de mudanças, mas para que as mudanças aconteçam nossos empresários precisam compreender a essência do papel dessa área, vai muito além de contratar pessoal e que não pode carregar sozinha a missão de reter talentos.

 

A verdade é que o RH por si só nada faz! E enquanto visualizarem que a missão do mesmo é apenas selecionar, as empresas estarão apenas obtendo um custo em manter o setor.

Photo by rawpixel.com on Unsplash

ATENDIMENTO E SERVIÇO AO CLIENTE

As empresas cada vez mais disputam a preferência de um mesmo cliente, então o primordial é a qualidade no atendimento.

Exigência dos clientes estão cada vez mais implícitas nos atendimentos.

Expectativas dos clientes em todos os segmentos de mercado estão presentes.

Fazer pelo cliente uma prestação de serviço que atenda seus objetivos, é fundamental.

Propor melhorias contínuas em seus processos e atividades é responsabilidade do prestador.

O comprometimento longínquo com o cliente é de suma importância.

O suporte ao cliente deve ser contínuo.

Palestrar a um cliente não é somente vender o serviço, mas sim dividir experiências e fazer o alerta aos pontos forte e fracos de uma organização, incentivando principalmente, aos seus colaboradores no que tange ao ver e se ver no contexto organizacional.

Photo by Rob Bye on Unsplash     

AUTOAJUDA

Não devemos nos deixar levar, temos que descobrir em nosso interior a força para nós mesmos nos impulsionarmos ao crescimento, maturidade e realização pessoal e profissional.

 

Ninguém pode e deve nos condicionar a ser uma pessoa ou ter uma vida profissional só por causa dos gostos de outrem.

 

Devemos ser nós mesmos e ser feliz conosco acima de qualquer coisa.

 

Não crie o hábito de depender de alguém ou de alguma Organização, isso pode lhe causar tristeza, mágoa e também fazer com que suas realizações fiquem ocultas e talvez nem venha a se realizar.

Photo by Taylor Smith on Unsplash